Sistema de Ensino

Sistema de Ensino

SISTEMA DE ENSINO – POSITIVO

Educação Infantil
O material didático da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental é baseado no interesse e nas necessidades naturais das crianças pequenas, levando em consideração a integração entre os aspectos emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. Isso faz com que elas estabeleçam relações e participem ativamente da construção de seu conhecimento.

Ensino Fundamental
O material didático do Ensino Fundamental tem um trabalho revolucionário de organização que promove a interdisciplinaridade, em que um mesmo tema é desenvolvido e exposto, simultaneamente, por outras disciplinas. Este trabalho colabora, de forma decisiva, para a motivação e o entendimento do estudante.

Metodologia
Nossa metodologia está baseada na proposta pedagógica tradicional com material sócio interacionista, que tem como objetivo levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar e de pensar.

Sistema de Ensino

Tecnologia
O Colégio oferece para seus estudantes uma sala de informática com notebook individual que é utilizada no horário normal de aula, conforme a necessidade do professor e do material didático.

AVALIAÇÕES
EDUCAÇÃO INFANTIL e 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A avaliação será de forma contínua. Bimestralmente os pais receberão um relatório sobre o desenvolvimento da criança / estudante que ocorreu durante o bimestre. Contendo todos os avanços e dificuldades.
No final do período letivo, cada estudante receberá um relatório com um parecer conclusivo sobre o aproveitamento obtido durante o ano.

A PARTIR DO 2º ANO DO ENS. FUNDAMENTALL
A média do COLÉGIO LE IRDAK é 7,0 (sete). Portanto para obter a aprovação, o estudante terá que atingir 28 pontos.

A média bimestral (MB) é apurada conforme a seguinte fórmula:
MB = MA + MT + MP
MA= Média das avaliações
MT= Média das tarefas
MP= Média de Produção
Avaliações (AI/A) = Avaliações dos conteúdos ministrados durante o bimestre, juntamente as atividades de produção e tarefas nas disciplinas de Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Arte.
Recuperação Paralela = Acontecerá ao final de cada bimestre, caso o estudante apresente insuficiência de aprendizagem. O resultado irá substituir a nota mais baixa do bimestre.
Avaliação de Ed. Física (AEF) = Avaliação composta pela participação efetiva dos estudantes nas atividades de Educação Física.
Língua Portuguesa (ALP) - Matemática (AM) – História (AH) – Geografia (AG) – Ciências (AC) = Composta dos resultados das avaliações, tarefas e produções.
A partir do 2º ano juntamente com a disciplina de Matemática serão contempladas as disciplinas (empreendedorismo e educação financeira).
EXAME FINAL: Caso o estudante não obtenha a quantidade de pontos necessários, irá para exame final é terá que obter média 7,0 (SETE).
APROVAÇÃO
Será considerado aprovado, o estudante que obtiver:
Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no decorrer do período letivo;
O estudante que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete) nas disciplinas que foi avaliado.
REPROVAÇÃO
Será considerado reprovado, o estudante que obtiver:
Frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) no decorrer do período letivo;
O estudante que não atingir o total de 28 pontos durante o ano letivo. Média inferior a 7,0 (sete).

OBSERVAÇÕES
Tolerância de atraso para a primeira aula será de 15 minutos;
Na incidência de vários atrasos, a coordenação poderá entrar em contato com família;
No caso de falta, a família deverá registrar justificativa na agenda do estudante ou o próprio responsável poderá procurar o colégio para justificá-la. Em caso de doença o responsável deverá apresentar atestado médico;
Saídas antecipadas somente serão permitidas quando solicitadas pelos pais (ou responsáveis) por escrito na agenda do estudante e entregue a coordenação;
Em caso de emergência o estudante no deverá procurar a coordenação para que entre em contato com os pais ou responsável autorizando sua saída.

Na Educação Infantil
A Educação Infantil do Colégio Le Irdak oferece atividades que desafiem o raciocínio e permite à criança descobrir e elaborar hipóteses, promovendo atividades de estimulação. Uma rotina adequada para a idade, com isso os alunos adquirem segurança em sua própria capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social em relação aos outros e ao conhecimento, e têm inúmeras oportunidades de desenvolver sua criatividade e o apreço pela descoberta e pela cultura. Oportuniza situações que estimulam a conquista da autonomia, favorecendo a tomada de decisões e o fortalecimento da autoestima, dentro de regras e limites valorizados para uma convivência saudável. As atividades não acontecem somente em sala de aula. São planejadas em outros lugares como, biblioteca, campão, refeitório, horta, por exemplo. Com isso, o aluno tem a oportunidade de viver demandas específicas: ouvir histórias e escolher livros para levar e ler com a família, fazer uma receita saudável, entrar num site para pesquisar algo sobre o projeto da sala etc. Todos os espaços comportam a diversidade necessária para que os alunos estabeleçam muitas relações de significado para tudo aquilo que fazem dentro do colégio.
Além disso, oferece natação e musicalização desde o berçário. Alimentação saudável acompanhada por uma nutricionista, por este motivo as crianças a partir de 1 ano e seis meses, participam de aula de nutrição semanalmente. Inglês, Educação Financeira, judô, futebol e balé também fazem parte das atividades do colégio Le Irdak.

No Ensino Fundamental
Nesta etapa o estudante deve ser estimulado a desenvolver seu raciocínio lógico, sua criatividade e sensibilidades nas artes.
Aprimorar os conteúdos estabelecidos na grade curricular aplicando o conhecimento de forma dinâmica e prazerosa.
Proporciona aos estudantes a atividades que trabalha a autonomia, o olhar crítico, a argumentação que o conduz na formação de valores morais e éticos.
Trabalha com apoio pedagógico auxiliando aqueles que apresentam dificuldades no processo ensino aprendizagem.
Valoriza com muita ênfase a leitura, trabalhando com projetos literários.
O Colégio se preocupa em resgatar os valores como o civismo, cantando o Hino Nacional Brasileiro com o objetivo de trabalhar a cidadania, o amor ao próximo e a nossa Pátria.

Projetos desenvolvidos na Educação Infantil
As crianças da Educação Infantil, todo mês trabalham um tema relacionado ao Meio Ambiente. Por meio de atividades diversas e passeios, as crianças percebem e entendem a realidade ecológica e tornam-se aptas a aprender a cuidar do nosso planeta.
O Projeto de Educação Financeira tem como objetivo trabalhar os quatro pilares (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e poupar). Com isso, a criança aprenderá a estabelecer um plano de vida e priorizar seus sonhos de curto, médio e longo prazo.
Somente com uma prática educativa planejada, podemos desenvolver uma consciência comportamental que promova a formação de uma geração educada financeiramente. Sabendo disso, o colégio propõe as crianças a partir de 3 anos momentos de conversação sobre sonhos materiais e não materiais, discute sobre os preços das coisas, incentiva a criança a criança a guardar moedas para realização do sonho. Essas aulas são realizadas com visitas ao supermercado para pesquisar os preços, verificar os produtos em promoção e fazer compras utilizando o dinheiro para comprar alimentos que não são supérfluos.
Com isso, possibilita ao estudante compreender que economizando, seus sonhos podem se tornar realidade. Assim, faz todo sentido ser trabalhado desde os anos iniciais da vida escolar, afinal, é neste espaço onde damos os primeiros passos para a construção de nosso projeto de vida.

Projeto de leitura
A criança que gosta de livros adquire Autoconfiança, desenvolve o senso crítico, estimula a criatividade e tem facilidade de captar a dinâmica do mundo que a cerca. Por isso, toda sexta-feira, às crianças levam um livro de história, que deverá ser lido pelos pais para que ela possa compartilhar com os outros colegas de sala na segunda-feira.